Lab. Química Analítica UFSC – Graduação – tratamento de residuos – Histórico

No início do primeiro semestre de 2007, professores e técnicos da área de química analítica preocupados com a responsabilidade ambiental objetiva, decidiram iniciar um programa de gestão de resíduos nos laboratórios 101 e 103. Buscou-se Inspiração no exemplo de grandes instituições pioneiras em programas de gestão de resíduos de laboratórios de ensino, para enfrentar o desafio de estabelecer os objetivos gerais de apresentar uma proposta viável de reavaliar experimentos, procedimentos pedagógicos e didáticos em relação aos resíduos, com o objetivo de aprimorar a consciência ambiental dos alunos, buscando as possibilidades e métodos de recuperação e reutilização de resíduos como insumos, revisar procedimentos adequados para descarte seguro, e procedimentos de tratamento e inertização de resíduos de maior risco. Assim iniciou-se a elaboração de um relatório fazendo um inventário da gestão dos resíduos dos laboratórios de química analítica experimental, descrevendo todos os experimentos realizados, com os respectivos reagentes e qual o destino final: descarte ou coleta Programa/CGA, foram anotadas as quantidades, e os procedimentos de armazenamento e descarte.

Primeiro Relatório de Resíduos: Inventário da situação de gestão dos resíduos dos laboratórios de química analítica experimental (Lab. 101, e Lab. 103), do Departamento de Química da UFSC, em 2007, relacionando todos os experimentos realizados, com os respectivos reagentes e o destino final: descarte ou coleta Programa/CGA, incluindo quantidades, e os procedimentos de armazenamento e descarte ver anexo 1

O gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa no Brasil começou a ser amplamente discutido nos anos 90, sendo de vital importância para as grandes instituições geradoras, incluindo as Universidades. Nos últimos anos, ações isoladas vêm sendo desenvolvidas por várias Instituições de Ensino Superior (notadamente públicas) e pela SBQ – Sociedade Brasileira de Química, visando aumentar a visibilidade dos problemas referentes ao gerenciamento de resíduos químicos. Mas apesar das diversas ações isoladas, essa questão precisa ser encarada coletivamente por toda a comunidade científica e pelos órgãos de fomento, dada sua relevância.1

Inicialmente foram consultados os 11 artigos publicados na Revista Química Nova (de 1998 a 2008), descrevendo as gestões de resíduos de laboratórios de ensino das universidades brasileiras. Procurou-se destacar as estratégias, dificuldades, e soluções apresentadas para os laboratórios de química analítica experimental, e inorgânica (devido a semelhança dos resíduos que são gerados). Ver Referência 01

Buscou-se Inspiração nas grandes instituições pioneiras em programas de gestão de resíduos de laboratórios de ensino, para enfrentar o desafio de estabelecer os objetivos gerais de apresentar uma proposta viável de reavaliar experimentos, procedimentos pedagógicos e didáticos em relação aos resíduos, com o objetivo de aprimorar a consciência ambiental dos alunos, buscando as possibilidades de recuperação e reutilização de resíduos como insumos e desenvolvimento de métodos de tratamento no próprio laboratório gerador permitindo descarte seguro.